terça-feira, 4 de agosto de 2009

ANO B – XIX Domingo do Tempo Comum

Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Este Domingo reflectimos sobre uma parte do capítulo 6 do Evangelho segundo S. João, na qual Jesus fala com a multidão na sinagoga deCafarnaum e propõe-se como o Filho de Deus, o pão da vida, o redentor da humanidade. Destaca-se a reacão negativa dos judeus face à afirmação de Jesus: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Como é possível que alguém tão próximo, familiar, conhecido por toda a gente de Cafarnaum, cujo pai e mãe todos conhecem, pretenda ser "o pão do céu?" Os judeus julgam conhecer a origem de Jesus, mas na realidade "não me conhecem a mim nem a meu Pai"(8,19). Para conhecer o Pai há que conhecer Jesus, mas "Só é o Pai que atrai cada pessoa a este encontro com o Filho. Só Ele conhece o Pai e O revela (cf. 1,18; 6,46). As palavras de Jesus são um apelo à fé e são também o anúncio da Eucaristia, sacramento em que Ele se dá como Pão da vida.

0 Comments: