quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ANO B - XXI Domingo do Tempo Comum

«Não separe o homem o que Deus uniu.»

 

O Evangelho coloca-nos diante de um tema bastante problemático mesmo para os dias de hoje: o matrimónio e o divórcio. Tema de discussão entre Jesus, os fariseus e os seus discípulos. Mais uma vez encontramos visões diferentes: uma visão agarrada aos preceitos e normas estabelecidas e outra visão que segue a via do amor.
O amor entre um homem e uma mulher é tudo na vida. Vê-se o fascínio da relação, quando se dedicam com todas as forças a construir juntos a felicidade. É uma responsabilidade mútua e não compete apenas a uma das partes. De outra forma, isolados na relação, encontra-se desilusão e temor.
É bonito perceber e colher do texto evangélico o fundamento do amor entre o casal, assinalando o mal que muitas vezes corrói a relação, e como se deve abrir à graça de Deus que salva. Jesus declara a validade do carácter indissolúvel do matrimónio, que desde sempre Deus estabeleceu com a humanidade. A fidelidade entre os esposos é sinal e reflexo do amor sem reservas de Cristo por cada um de nós.

Os fariseus limitam-se ao código de Moisés, Jesus valoriza o projecto de Deus. É caso para nos interrogarmos: quantos fariseus existem na nossa sociedade? Quantos acolhem e vivem o seu matrimónio como projecto de Deus? 


Boa semana de trabalho e/ou estudo.

2 Comments:

Antonio Gonçalves M.Pereira said...

Hoje mais que nunca se vive correndo
Sem ter mais tempo para dar
A quem de nós espera amor.
Andamos todos atràs do tempo
O tempo nem sequer nos conhece
E nós a segui-lo esquecendo o melhor!

Sabemos que o tempo não pode parar
A nós mesmos de saber reparar
Se alguém algo nos quer dizer.
Cada caminho tem um final
Por onde se cruza o bem e o mal
É a nós de saber o melhor escolher.

Antonio Gonçalves M.Pereira said...

Agora que estamos no mês do Rosário procuremos ser um pouco mais disponíveis, para seguir a Maria e repartir com aqueles que encontramos, o amor que Nossa Senhora sempre nos sabe dar.

Sobre os rochedos do monte
Maria por nós desceu.
Vei-o purificar a água da font
Que S.João nos prometeu!
Sobre este nosso monte
Continua connosco Maria.